Unicamp atesta o valor nutricional dos cogumelos



Um grupo de pesquisadores da faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas constatou que os cogumelos são ótimos aliados no combate ao envelhecimento das células e exercem importante participação nas reações metabólicas. Para completar, eles possuem pouquíssimas calorias. Em cada 100 gramas de shitaki ou shimeji, por exemplo, há apenas 35 calorias.

Foram analisadas dezessete espécies de cogumelos em um período de dois anos. Cada tipo de cogumelo apresentou uma composição nutricional diferente. O trabalho se baseou nos três tipos mais usados no Brasil: Agaricus bisporus, o champignon Paris; a Lentinula edodes, o shiitake; e a Pleorotus ostreatus, o shimeji.

A preocupação inicial foi determinar, na composição das três espécies, as porcentagens de água, carboidratos, proteínas, fibras alimentares e lipídeos. Na segunda etapa do estudo, foram avaliadas as vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12, H e PP), além de avaliar a vitamina C , os folatos e o fósforo.

Fonte: http://suadieta.uol.com.br/Materias.mvc/Ver/687

Confira os resultados:

Vitamina B1
Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 0,08mg Ingestão diária recomendada: 1,2mg

Vitamina B2
Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 0,30mg Ingestão diária recomendada: 1,3mg

Ácido fólico
Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 1014mg Ingestão diária recomendada: 400mg

Fósforo
Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 113mg Ingestão diária recomendada: 700mg

Vitamina C
Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 7,2g Ingestão diária recomendada: 45mg

Proteína
Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 2,3g Ingestão diária recomendada: 75g

Fibra alimentar
Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 3,9g Ingestão diária recomendada: 25g

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